O que faz um profissional de moda?

Estilista é o profissional que trabalha com estilo. É o profissional que desenvolve coleção para qualquer área da moda (acessórios, vestuário, cama, mesa e banho, etc...). Tem que estar sempre atento a todos os movimentos do mundo como, arte, dança, música, comida, grupos de pessoas, etc...

O que exige: Para ser um estilista é preciso ter conhecimento geral sobre tudo que envolve a moda, ou seja, é quem pesquisa e organiza tudo para o lançamento de uma nova coleção a cada 6 meses.O estilista deve ter conhecimentos gerais como história geral; história de seu país, estado e cidade; geografia (aspectos geográficos, como clima, território e aspectos políticos na atualidade). Além de conhecimento geral ele também deverá ter domínio nos assuntos cores, tecidos, estampas, formas, acessórios, tecnologias, tendências, atualidades, etc.Para os interessados, a formação do estilista pode ser através de curso técnico de moda, graduação em moda ou pós-graduação em moda.

Onde trabalha: Na área de moda existem vários segmentos além de ser o estilista completo, como por exemplo:

  • - Administrador: profissional que entende de negócios da moda e marketing. É quem vai pesquisar o mercado para que a empresa tenha sucesso.
  • - Alfaiate e Costureiro: Especialista em roupas sob medida é uma profissão artesanal. Pode trabalhar em alfaiataria, ateliês de costura e indústrias de confecção. O alfaiate é especialista em roupa masculina e o costureiro em roupa feminina.
  • - Camareira: profissional que trabalha nos bastidores do desfile, e que é responsável por um modelo, ou seja, é a camareira que vai vestir ou “montar” o manequim para entrar na passarela e será responsável por ele cada vez que tiver que trocar de roupa, e se algo sair errado a culpa não será do manequim e sim da camareira.
  • - Cenógrafo: Projeta e dirige a execução de cenários para peças de teatro, balés, óperas, filmes e programas de televisão, eventos, feiras comerciais, festas populares, etc... É uma função importante, pois é o cenário que vai valorizar o espetáculo. O cenógrafo cria os ambientes e determina os elementos que serão utilizados em cena – objetos, móveis, iluminação, figurinos, cores e adereços. Também define como o palco ou espaço será utilizado pelos atores. No Brasil, este profissional desenvolve e realiza o projeto por inteiro, desde o desenho das peças que vão ser utilizadas até o material a ser comprado e a montagem final do cenário.
  • - Colorista: profissional que trabalha somente com pesquisa de tendência de cores, criando as melhores combinações e alternativas para o uso das cores da moda. É quem elabora a cartela de cores que vários segmentos irão usar. Seu ambiente de trabalho normalmente é em tinturarias e estamparias, pois é o colorista que vai analisar se a cor da produção está igual à cor de uma amostra inicial.
  • - Consultor de Moda: profissional que tem bom gosto e bom senso, que esta ligado à moda e vai orientar pessoas a saber como se vestir para cada ocasião, ajudando-os a combinar roupas, cores e estilos com seu tipo físico e suas características pessoais.
  • - Coordenador de Moda: Gerência a compra e a venda de coleções de roupas em lojas e magazines, analisa as necessidades do público e as tendências do mercado.
  • - Decorador de Interiores: Seu trabalho é criar ambientes agradáveis e que atendam às necessidades dos usuários. Decorar é harmonizar um ambiente. O decorador antes de tudo, deve interpretar os desejos do cliente. É preciso ter bom senso e percepção para entender as necessidades dos mais diferentes tipos de pessoas e instituições que fazem a diferença para definir um bom profissional. O decorador não cria ambientes para si e sim para os outros, sua tarefa só estará cumprida quando o cliente estiver satisfeito e confortável no ambiente criado. É importante que este profissional tenha conhecimentos diversos como história da arte, ergonomia, psicologia, moda, etc... É importante lembra que o espaço físico interfere na produtividade, por exemplo, no comércio, lojas bem decoradas podem aumentar a disposição dos consumidores para comprar.
  • - Desenhista de Acessórios: profissional que cria acessórios em geral.
  • - Desenhista de Estamparia ou Design Têxtil: Desenha estampas e texturas para tecelagens, estamparias e empresas de confecção.
  • - Desenhista de Moda: profissional que só trabalha com desenho de criação de roupas. Este trabalha, normalmente, em lojas de tecido ou lojas de noiva. Neste caso, o desenho tem que ser o mais próximo possível da aparência geral do cliente, fazendo com que o desenho seja mais perfeito e com riqueza de detalhes. Já o desenhista que cria modelos para confecção, não precisa ter um desenho preciso ou bonito, o que vai valer é a idéia, que será transformada em peça produzida em grande quantidade e espalhada por muitas lojas.
  • - Desenhista Técnico de Moda:profissional que entende de modelagem, corte e costura que vai “traduzir” o desenho do estilista (croqui) para uma ficha técnica que será usada pela oficina de costura para executar o modelo criado.
  • - Engenheiro Têxtil: profissional formado em engenharia têxtil, que vai criar novos tecidos, e vai programar o tear para produzir aquele tecido.
  • - Figurinista: profissional responsável pela criação de todas as roupas e acessórios usados pelos atores em produções de teatro, cinema, televisão e publicidade, criando peças de vestuário e supervisionando sua produção. Para realizar seu trabalho, este profissional deve ter a capacidade de propor soluções, criatividade e realizar pesquisas constantes, além de facilidade para trabalhar em equipe, pois suas idéias devem estar em sintonia com as concepções de autores, diretores e atores. Outras áreas de atuação: desfiles de moda e desfiles de escolas de samba.
  • - Fotógrafo de Moda: profissional com formação em fotografia e especialização em moda. Dentro da fotografia para moda existem alguns segmentos como foto para revista, foto para outdoor, foto de desfile, etc...
  • - Jornalista de Moda: profissional formado em jornalismo e especialização em moda, que vai divulgar através da mídia a tendência ditada pela pesquisadora e vai publicar trabalhos sobre os estilistas e tudo que estiver ligado à moda. Também pode ser um colunista social, que vai escrever sobre os grandes eventos que acontecem nas cidades ou país.
  • - Marketing de Moda: profissional que acompanha o desenvolvimento de campanhas publicitárias, coordena produção de desfiles e fotos para catálogos, viabiliza idéias. A formação deste profissional é em propaganda e marketing com especialização em moda.
  • - Modelista: profissional que vai fazer o molde para que a roupa seja cortada no tecido. É ele também que vai fazer a ampliação ou redução do molde para vários tamanhos. Dentro da modelagem existem várias especializações como alta costura, malharia, infantil, masculino, feminino, etc...
  • - Personal Stylist: profissional como o consultor de moda, mas vai trabalhar exclusivamente sobre o perfil do cliente, ou seja, é um consultor de moda particular.- Pesquisador de Moda: profissional que trabalha com pesquisa de tendências para orientar os estilistas.
  • - Produtor de Moda ou Stylist: é o profissional que tem visão comercial e que vai transformar a coleção do estilista em um sucesso de vendas. Um produtor de moda não é um “produtor de circo”, que combina as peças mais absurdas, e sim quem faz as combinações mais chamativas (nem sempre bonitas ou usuais) para atrair atenção do público para compra.
  • - Professor de Moda: profissional que ensina em escolas, faculdades ou cursos, a profissão de estilista.
  • - Supervisor de Moda: Supervisiona a compra de materiais, desenvolve novos produtos e acompanha sua venda.
  • - Vitrinista: profissional que cuida da vitrine e espaço físico de uma loja. Ele tem que ter uma visão como a do produtor de moda, ou seja, uma visão comercial que vai, através da vitrine, atrair o consumidor. O vitrinista tem que ter conhecimentos arquitetônicos para executar projetos de apresentação, por exemplo.

As oportunidades: As oportunidades vão depender da área desejada. Existem várias oportunidades em São Paulo (capital e interior), mas também em outros estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e outros.


Perfil técnico: A formação do estilista pode ser através de curso técnico de moda, graduação em moda ou pós-graduação em moda.O curso técnico de moda proporciona quase o mesmo que a faculdade. A diferença principal esta na carga horária, que de um curso técnico é de aproximadamente 800 horas e da faculdade é de aproximadamente 3.000 horas.Nos dois cursos são passadas as teorias, a diferença esta na prática destas teorias que no curso técnico é testado aproximadamente 1 ou 2 vezes e na faculdade chega até 10 vezes. O técnico em estilismo tem uma visão menos especializada. È como na medicina, a primeira formação de um médico é a clínica geral para depois se especializar em uma área.O técnico em estilismo tem esta formação geral e o aluno que faz a faculdade de moda, tem a oportunidade de se especializar em uma determinada área dentro do próprio curso.

Chesller Moreira

Um comentário: