Moda masculina mostra sua cara

 

 
Começou neste domingo (24 de Junho) a mais importante temporada de moda masculina do planeta fashion: a Milano Moda Uomo Spring/Summer 2008. Durante quatro dias, as principais marcas (Alexander McQueen, Prada, Salvatore Ferragamo, Costume National, Empório Armani, entre outras) apresentam suas propostas para o guarda-roupa do homem moderno.
Fazer moda masculina não é tarefa das mais fáceis - vide a grande quantidade de "básicos" e "clássicos" que os homens priorizam na hora de vestir! Contudo, vamos admitir? Existe coisa mais brega do que mães que continuam a vestir seus filhos com azul e suas filhas com rosa? Ou seja, muitos homens continuam desinformados de moda porque suas mães insistem nestas bobagens em classificar os gêneros por cores – quem disse que o verde, o vermelho ou o laranja não veste bem os bebês masculinos?
Sabendo da importância em mudar um dia este quadro, a coluna apresenta a moda masculina vista nas passarelas do Verão 2008 do São Paulo Fashion Week – incluindo até os surtos – que são os momentos mais descontraídos da moda, pois a gente se cansou de "básico" e "clássico".

O drama
Alexandre Herchcovitch colocou nas passarelas modelos com look que misturava maquiagem heavy metal farofa com personagem da saga Star Wars, em roupas que misturavam alfaiataria, com ternos bem cortados, com correntes, calça estilo sadô – semelhante a sua produção no início de sua carreira, quando fazia produções para a drag-queen paulistana Márcia Pantera. O resultado quebrou a rotina do politicamente correto do evento, com muita provocação e estranhamento. Valeria o ingresso (se a gente comprasse ingresso para ver os desfiles...).

A temática
Num país cercado de violência por todos os lados, como pensar em moda? É uma excelente pergunta, que o estilista Lourenço Merlino propõe na discussão da violência urbana, trazendo roupas femininas com efeitos de gaze (um lindo vestido branco sobre um tom de preto com laços brancos é o melhor) e band-aid. Sorte não ter nada com esparadrapo... Mini-vestidos nas champagne, cinzas e laranjas marcaram a parte feminina da coleção (melhor esquecer os biquínis...). Mas o melhor estava na masculina, trabalhando com novas possibilidades do uniforme de policiais, usando muito azul e verde. Fetiche pouco é bobagem.

 A ousada
Mario Queiroz se inspirou no universo dos navegantes para trazer enormes camisas de cambraia, blazer com short ou bermudas e muita calça skinny. O resultado é uma coleção irregular, mas interessante. O melhor momento chegou numa camisa branca bordada em tom de azul bem claro. Fetiche total na estética Beef-Cake bem anos de 1940.

A internacional
O português Miguel Vieira apostou nas tendências internacionais para trazer sua coleção para São Paulo. Barbarella e Flash-Gordon, referências futuristas dos anos 60, são as inspirações, tendo muita prata, branco e preto. O resultado é muito bacana, com destaque para o blazer e calças em verniz branco e prata.

O exagero
A V.Rom, assinada por Igor de Barros, chegou com a proposta "Arquitetura Vegetal". Nome estranho... Seriam os fios soltos nos casacos e nas calças? O que foi visto é muito volume em baixo, secos em cima e uma confusão de padronagem. O despojado foi a proposta, colocando os modelos com questionáveis sandálias... Porque o povo insiste em mostrar o pé masculino – feio por natureza e ainda mais indecente quando mal cuidado...?

Um pouco do mesmo
A Osklen se inspirou na praia de Ipanema, com seus tipos mais variados. As cores são palhas, cinzas e branco. Deve ser uma praia bem chata, pois o excesso de sobriedade das peças deu uma preguiça... Aí, de repente, uma furta-cor invade as passarelas, dando uma animada no humor. Quando você acha que o tédio foi embora, ele termina e voltam os pastéis...


Créditos Texto: Jorge Marcelo Oliveira - Jornalista e Produtor de moda
Créditos Foto: Divulgação
 
 
 
 
Créditos texto:Jorge Marcelo Oliveira - Jornalista e Produtor de moda


O Windows Live Spaces é seu espaço na internet com fotos (500 por mês), blog e agora com rede social. Particpe também!

Lohren Beauty

Nenhum comentário:

Postar um comentário