Oficina de Criação integra jovens de baixa renda ao mercado de moda

Ex-alunos da Oficina de Criação - curso de moda para jovens de baixa renda coordenado por Karlla Girotto e pelos integrantes da agência MINT - Danielle Moura, Jailson Freitas, Jaqueline Nascimento, Murilo Amaral, Rebeca Facchini e Adelmo Firmino agora seguem "carreira solo" integrados ao mercado de moda.

O grupo, que fez parte dos alunos que apresentaram desfile de formatura na Casa de Criadores em 2005 e seguiu elaborando coleções aplaudidas no evento sob no nome de Coletivo, revelou talento conceitual aliado a preocupação comercial, equilíbrio provado recentemente nas peças criadas para o verão 2006/07. Os estudos do grupo aconteceram, primeiro, por cerca de dois anos, entre 2003 e 2004, no projeto Oficina de Criação, quando tiveram aulas com Karlla Girotto, Dudu Bertholini, Luís Fiod (um dos donos da MINT), com o fotógrafo Henrique Gendre e outros colaboradores do projeto. Visitaram fábricas de grandes marcas, entraram em contato com o dia-a-dia do meio. Depois, o grupo que criou o Coletivo, saído de 29 alunos iniciais, seguiu sendo acompanhado pela MINT, agência de direção criativa de moda, de Fiod, da stylist Vanda Jacintho e do ex-modelo Zeca Ziembik. "A gente fechou um ciclo, todos agora estão mais maduros e voltados para seus projetos pessoais", diz Fiod.

É verdade que as dificuldades financeiras para continuar a criar e produzir as coleções do Coletivo também pesaram para que os jovens criadores desistissem de desfilar na Casa de Criadores a partir desta edição do evento (que aconteceu na semana passada, entre 27/11 e 29/11). É fato, também, que todos acumularam experiência não só de passarela, mas também da "vida real" da moda e hoje, por volta dos vinte anos, colecionam boas experiências no currículo. Veja como estão os talentos da Oficina de Criação hoje:

Adelmo Firmino é assistente da talentosa Priscila Darolt na marca própria da estilista e também na coleção da grife carioca Animale, assinada por Priscila

Murilo Amaral está no terceiro ano do curso de moda da Faculdade Santa Marcelina (a mais conceituada do país na área) e está desenvolvendo dois projetos de coleção para marcas de Santo André. Já foi assistente de estilo para as grifes Totem e Beach Couture (de moda praia, da stylist Vanda Jacintho)

Jaqueline Nascimento trabalhou com Karlla Girotto, com Fause Hatten e colaborou na última coleção da jovem e promissora grife Ash (que desfilou na Casa de Criadores). Cursa moda na Santa Marcelina e tem um ateliê de modelagem com a mãe, que presta serviços para marcas como a Garimpo Fuxique

Danielle Moura cursa a faculdade de Ciência Têxtil da USP e já trabalhou com estilistas como Thaís Gusmão

Rebecca Facchini trabalha atualmente numa marca do Bom Retiro. Já foi, também, assistente da estilista Karlla Girotto

Jailson Freitas participou da ONG Projeto Arrastão (a ministra oficinas para jovens de bairros da zona sul paulistana) e tem especial talento para os bordados, com colaborações para marcas de moda como a Ellus 2nd Floor.

Fonte::http://estilo.uol.com.br/

Chesller Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário