CPTI sediará palestra sobre sexualidade

No dia 17 de maio, Dia Mundial de Combate à Homofobia, o jornalista Deco Ribeiro falará aos funcionários do centro sobre orientação sexual e identidade de gênero.

O recente caso envolvendo o jogador Ronaldo e três travestis trouxe à tona uma série de questões sobre sexualidade que, mesmo com o amplo destaque dado pela mídia, muitas vezes permanecem sem resposta: É o travesti ou a travesti? Travestis são homens ou mulheres? Travestis são homossexuais? Todo gay quer ser travesti? Qual a diferença entre travesti e transexual?

Para os funcionários do Centro Promocional Tia Ileide (CPTI), muitas dessas questões há muito deixaram de ser pura fantasia teórica. "No atendimento à comunidade, freqüentemente nos deparamos com essas questões na prática," afirma Chesller Moreira, que atua no centro como arte-educador. "Muitos adolescentes e jovens chegam ao CPTI com dúvidas quanto à sua sexualidade – ou, quando têm certeza de que são gays, lésbicas ou travestis, são suas famílias que têm dúvidas."

Todas essas dúvidas serão discutidas no próximo dia 17 de maio, data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Homofobia, quando o centro oferecerá a seus funcionários e amigos uma palestra com o jornalista Deco Ribeiro, sobre "Os 4 Pilares da Sexualidade".

"A sexualidade humana tem quatro componentes," explica Deco Ribeiro, que também é Conselheiro Municipal de Saúde. "Compreender esses quatro pilares é essencial para compreender o que são adolescentes e jovens gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais (GLBT). Suas dúvidas e conflitos parecem se esclarecer a partir do momento em que se consegue visualizar melhor cada tijolo que compõe suas sexualidades."

"Essa palestra será muito importante para capacitar e orientar nossos profissionais a como lidar no dia-a-dia com essas questões de sexualidade," completa Janda Montenegro, gerente de serviço social do CPTI.

Palestra com Deco Ribeiro (Jornalista e Conselheiro Municipal de Saúde)

Data: 17/05/2008

Local: Anfiteatro do CPTI (Rua 1, no 37 – Vl. Mendonça)

Horário: 9h

Tema: "Os 4 Pilares da Sexualidade"

· Sexo Biológico: É menino ou menina?

· Papel Sexual: Coisas de menino e coisas de menina

· Identidade Sexual ou Identidade de Gênero: Sou menino ou menina?

· Orientação Sexual: Desejo meninos ou meninas?

Chesller Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário