HISTÓRIA DA MODA - ANOS 70

Reprodução
Aqui mais um pedaço da história da moda, os anos 70. Esta pesquisa eu fiz para uma palestra que dei em Recife em um congresso da Associação dos Técnicos Têxtis - ABITT e falava de Marketing de Moda. No final do texto coloquei fotos do último desfile de outono em Nova Iorque que aconteceu agora em fevereiro, mostrando a releitura desta década por vários estilistas famosos.

Reprodução

Moda/fatos: Os anos 60 ficaram na memória como a grande época da revolução da juventude, enquanto os anos 70 se destacaram pela sua irregularidade, não tendo um perfil definido. Foram tudo menos calmos, pois nesta década prosseguiram as transformações em grande escala. A libertação sexual, as experiências com as drogas ou a reclamação dos direitos das mulheres – tudo deixou de ser um programa de minorias, sendo aceito e levado à prática pelas grandes massas.



Reprodução

Antimoda era palavra-chave. Desde as calças boca de sino, os trajes de algodão barato, tudo era permitido, até os trajes de alta costura, tudo era permitido, desde que não tivesse um aspecto normal. O que tornava difícil alguém se vestir. Em caso de dúvida, as pessoas decidiram-se pelo Jeans, que havia se transformado no uniforme dos não conformistas – e quem é que não queria fazer parte deles no início dos anos 70?



Reprodução

David Bowie

Em 1971, a marca Levi Strauss recebeu pelos seus blue jeans o Cory Award, o prêmio da indústria da moda norte-americana. Até que o glam-rock trouxe de novo a cor ao jogo dos sexos Gary Glitter e principalmente, David Bowie manifestaram-se contra o desleixo geral, através de roupas de uma elegância cintilante e de uma requintada aparência estética.




Reprodução

Tanto sex-appeal deu aos estilistas a idéia de que também aos jeans desbotados se podia incutir uma nova vida com um pouco mais de glamour. Transformaram o clássico em calças de boca de sino, calças afuniladas, não evitando nem dobras nem as pregas. Assim, os clássicos Jeans dos trabalhadores transformaram-se em Jeans chiques, que exibiam orgulhosamente etiquetas Fiorucci, Cardim ou Calvin Klein.

Reprodução

Andy Warhol

Reprodução

Andy Warhol/Capa de disco Rolling Stones

A discoteca tornou-se palco de todos os figurantes que acreditavam no credo de Andy Warhol:
que cada um pode ser uma estrela por 15 minutos. No fim da décata, as mulheres tinham que se deitar no chão para conseguirem puxar o zíper dos Jeans. Os punks substituíram o love and peace pelo sex and violence, e tudo o que era natural uma artificialidade gritante.
Fora com o algodão, viva o plástico!



No Brasil: Governo Médici, milagre econômico, Delfin Neto, "Brasil ame-o ou deixe-o". Copa do mundo "… todos juntos vamos, pra frente Brasil…". 1970 enquanto o País comemorava o tri, acontecem os seqüestros a censura e a repressão. O período de ufanismo vai até o final de 1973, quando o modelo econômico adotado começa a dar sinais de cansaço. O Brasil da década de 70m viveu conviveu sucessivamente com a supressão das liberdades políticas e individuais do progresso à crise em 10 anos.


Enquanto isso, as pessoas, voltam-se para a natureza, novos hábitos mais naturais: da comida macrobiótica aos tratamentos homeopáticos, a acompultura e os restaurantes naturais. O Cooper e a ginástica são as vedetes.
A moda fica mais esportiva. O espírito prático que dominou a época determinou uma série de tendências na moda. O jeans, aqui também, se sofisticou recebeu vários tipos de tratamento (délavé, manchado, escovado, aveludado) e tornou-se a segunda pele das pessoas. A moda anos 70 é dificílima de ser definida. Usou-se de tudo. As saias subiam e desciam como elevador: mini, micro, longa, midi. A roupa unissex ganha força com os terninhos e os conjuntos de jeans.



O primeiro grande caso de merchandising no Brasil tem registro com a telenovela Dancing Day's (Gilberto Braga, 1979, TV Globo), na propaganda das calças jeans Staroup, usadas pela personagem Júlia (atriz Sônia Braga). Em seguida apareceu a marca USTop, na telenovela Água Viva (Gilberto Braga, 1980, TV Globo), protagonizado pela atriz Betty Faria.


Fall 2008 Collection
Alexandre Herchcovitch




Fall 2008 Collection
Miss Sixty


Fall 2008 Collection
Carolina Herrera




Spring 2008 Collection
Jean-Paul Gaultier


Fall 2007 Collection
D & G



Fall 2008 Collection
Anna Sui


Fall 2008 Collection
Just Cavalli



fonte::http://www.comunidademoda.com.br



Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!

Chesller Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário