Faxineiro pelado??


14/02/2009 - Faxina nu em Londres?

Blogueiro brasileiro conta como é em entrevista
Por redação

Encontramos na internet um blog super original (sembolso.blogspot.com) de um rapaz brasileiro que mora em Londres e faz faxina. Até aí tudo normal, se ele não fizesse a limpeza na casa dos outros como veio ao mundo. Isso mesmo: nuzinho da Silva. Entrevistamos o rapaz e perguntamos sobre tudo.

Daniel tem 25 anos, é natural do interior do Rio de Janeiro, tem 1,82m e 74kg. Ele diz que vai apenas 2 vezes por semana na academia mas que usa o trabalho para entrar em forma. "Um exercício diário onde enfrento frio, sol e chuva com apenas um aspirador de pó na mão. Já peguei gripe. Já deixei serviço pela metade. E se um cliente resolve colocar a mão onde não deve, coloco a minha roupa e vou embora."

Divertido, ele dá pitado sobre tudo em seu blog. Atualmente ele fala de um colega que ficou rico e pediu para ele faxinar a casa dele mas ele se negou. Tudo de forma bem humorada e com sinceridade. Da mesma forma ele responde às perguntas dos leitores. Olha o que ele falou sobre a biografia da Britney Spears: "Bill Gates? Silvio Santos? Bush? Que nada. A pessoa mais esperta do planeta é loura e já foi até internada como louca: Britney Spears. E nem estou falando de fama anterior a fase careca! A cantora (pode classificar como cantora?) Britney Spears assinou um contrato equivalente a R$ 32,8 milhões para escrever sua autobiografia. Segundo um jornal aqui da Inglaterra, o Daily Mirror. Ela vai começar a escrever assim que sua turnê mundial terminar. Agora me diz: desde quando Britney sabe escrever nem lista de compras? No mínimo vai dar 150 contos para um escritorzinho qualquer e embolsar os outros milhões porque de boba essa aí passa longe. Se ela quiser uma ajudinha, por qualquer R$ 3 mil e uns copos de champagne eu já estou aceitando – desde que ela não cante!"

Entrevista Daniel do sembolso.blogspot.com

O que você fazia aqui no Brasil?

Estava no segundo semestre de informática em uma universidade particular, mas não curti e não consegui mudar.

Qual tua idade e como e quando foi parar em Londres?

Tenho 25 e vim para estudar a língua inglesa (em 2007, eu e mais uns 100). Acabei ficando.

Como é a tua vida pessoal aí? Como foi sua chegada? Tem visto?

Cheguei para estudar (e continuo estudando). Tenho visto e divido apartamento com mais dois brasileiros mas não frequento baladas brasileiras aqui. Se estou for do Brasil tenho mais é que aprender sobre novas culturas.

Como começou a fazer faxina nu? Tem mais gente que faz isso?

Comecei por causa de outro brasileiro, que já fazia isso e me passou os clientes quando ele decidiu ir embora para o Brasil. Como não achou emprego no Brasil e não se acostumou com o clima, ele retornou e pegou os clientes de volta, daí, tive que ir atrás dos meus próprios clientes. Há várias outras pessoas oferecendo o mesmo tipo de faxina.

Quanto ganha? O que faz com a grana?

Ganho £20 por hora, mas é um trabalho cheio de altos e baixos. Tem dia que não tenho sequer um cliente. Viajo e pago a minha escola com o dinheiro, além de aproveitar Londres que custa caro.

Os amigos sabem do seu trabalho?

Os mais próximos sim. E há vários conhecidos que sabem apenas que trabalho como faxineiro, mas não sobre o detalhe da profissão : fazer isso pelado.

Qual é o melhor e o pior da profissão?

O melhor é a quantidade de pessoas diferentes que eu encontro por esta cidade a fora. Gente muito mente aberta, criativa, com mais histórias do que eu para contar. E a grana, claro. O ruim é o risco. Já levei calote, já apanhei também. Nunca sei quem vou encontrar, é igual emprego de puta, mas elas ganham mais que eu pelo mesmo risco. (Risos)

Como é a vida de um gay brasileiro em Londres?

O problema do brasileiro no exterior, seja ele gay ou não, é essa mania de viver em grupinho, em panelinhas fechadas e morar, sair, namorar e se relacionar na maioria das vezes apenas com outros brasileiros. Depois, este povo retorna para o Brasil e nem aprendeu a falar inglês direito.

Chesller Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário