Tendência outono/inverno 2009

Quando as temporadas de moda têm inicio, as passarelas das principais cidades do mundo são invadidas por coleções de grifes famosas e menos famosas, mas, principalmente, por diferentes ou semelhantes apostas para a estação que se aproxima.

Os jornalistas, ávidos por informações, capturam, em suas idas e vindas pelas capitais da moda, as tendências apresentadas e as transformam em capas e recheios de revistas e jornais.

A conhecida loja H&M trouxe, na edição de outono de seu informativo de moda, as quatro tendências para o outono 2008 europeu. Essa, obviamente, é a opinião e o resultado de pesquisa da equipe editorial da H&M magazine, que mostra nas páginas da revista o que as vitrinas e as parisienses já revelam para os olhos do mundo da moda.

Os nomes dados, na verdade, são apenas uma tentativa de definir um estilo, e pouco importam; cada um pode, e deve, olhar as fotos e interpretá-las à sua maneira, conforme maior ou menor conhecimento da história da moda, gosto pessoal e lembranças que vem à mente ao contemplá-las. E, dessa forma, criar seu estilo pessoal.
A primeira inspiração para o outono francês é chamada "Romantismo Étnico Folk" e traz a tendência artística dos anos 60 e folk dos anos 70. Desde as versões bio (apoio ao meio ambiente, com tecidos naturais e orgânicos) esplendidamente cortadas até os elementos hippies repletos de cores: o que vale é uma moda que respeita o planeta e que se inspira em sua diversidade.
Tecidos: cotton bio, veludo, veludo cotelê, flanela, seda
Cores: cores neutras e suaves com ênfase às puras e cândidas, como rosa, azul turquesa, vermelho, verde-oliva, amarelo, laranja e verde-grama
Detalhes: broderis, zíperes, botões, enfeites, aplicações
Silhueta: de semi-ajustada à ampla
Inspirações e estampas: étnicas, papel de parede, estampas psicodélicas e modernistas
Acessórios: xales, braceletes, anéis grandes, pingentes, echarpes longas em malha, botas anos 70, bolsas, mocassins, chapéus
Vestimentas: vestidos e camisas folclóricas, parkas, salopetes, tricôs em malha espessa, jeans largo, blusões de couro, roupas inspiradas em
uniformes.

As ruas da Londres de Oliver Twist, o reencontro com os costureiros da velha Paris e os escarpins de Marlene Dietrich inspiram a tendência "Retro Alta- Costura". A moda proposta é a do final dos anos 40, na elegância dos tailleurs e no charme dos tons, e apaixonantes, clássicos (ainda falarei mais deles por aqui!).
Inspirações e estampas: tweed, listras/riscas, estampas florais
Detalhes: ombreiras, mangas bufantes, renda, cortes/tamanhos grandes, mangas largas
Vestimentas: blazers, camisas, calças largas, pulls e cardigans em malha muito espessa, coletes, saias até o tornozelo e maxissaias, calças até o tornozelo, vestidos-casaco, ternos ajustados, camisas femininas.
Silhueta: de ajustada à ampla
Tecidos: tweed, gabardine, e cotton mesclados
Cores: tons clássicos, neutros, com ênfase especialmente no azul, verde, azul petróleo e bordô
Acessórios: xales, meia soquete em tricô e/ou até o joelho, chapéus, correntes, brincos, sapatos de salto alto, ponchos, bonés, pérolas, cintos.

O colorido e a criatividade das artes em geral ditam as regras da moda "Arty". E tudo parece girar mesmo em torno da arte... Uma reflexão conceitual ou uma aproximação artística divertida; interpretá-la será sua inspiração! Bem-vinda imaginação!
Acessórios: bijoux artesanal, bolsas levadas na mão
Tecidos: cotton, lã, seda, poliéster, nylon
Silhueta: contrastante, de estreita à larga
Cores: vivas, radiantes e preto-e-branco
Inspirações e estampas: motivos pintados à mão, estampas gigantes, vivas e audaciosas, listras, impressos gráficos de todos os tipos
Vestimentas: vestidos retos, camisas, camisetas, casacos, vestidos-casaco, saias trapézio, vestidos largos, pulls sem mangas, coletes.

A decadência boêmia e a excentricidade dos rock stars, silhuetas amplas dos anos 1900 e o charme dândi dos anos 20, sem deixar fora o orientalismo: voilá o "Rock Decadente". Uma dica para aprofundar-se nesta tendência é adotar uma atitude charmosa de rapaz escondido e abuse da ambigüidade avant-garde unissex.
Silhueta: contrastante, de estreita à ampla
Detalhes: broderi, ornamentos, pérolas, golas e mangas de pele
Acessórios: chapéus, braceletes, colares compridos, sapatos com laços ou cadarços, bijouxs envelhecidos em metal, echarpe de pele, broches, strass, pérolas escuras
Inspirações e estampas: impressos art déco, impressos à mão, impressos de porcelana, formas abstratas, orientais, estilo asiático
Cores: tons neutros e frios, profundos e pálidos, nuanças indefinidas, contornos imprecisos, com qualquer ênfase viva em amarelo, azul, vermelho, lilás, verde-oliva e ocre-dourado
Tecidos: peles, veludo, renda, viscose, mousseline, seda, lurex, crepe, tafetá, cachemire, jérsei drapeado, brocado, tecidos metalizados
Vestimentas: ternos ajustados, simultaneamente com saias, casacos, smoking, saias longas até o tornozelo, corpetes, camisas, vestidos-casulo, camisaria com laços, saias-lápis, capas, pijamas de seda.

fonte:.Daniella Polidoro
Formada em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Blog: www.hiperziper.co.cc
Correspondente em Paris




Quer deixar seu Messenger turbinado de emoticons? Clique aqui e baixe agora. É grátis!

Lohren Beauty

Nenhum comentário:

Postar um comentário