Pacífica e animada, Parada de Campinas reúne 50 mil pessoas

 
 
Por Hélio Filho
 

A cidade de Campinas realizou no último domingo, 28, Dia Mundial do Orgulho Gay, a nona edição de sua Parada do Orgulho LGBT, que, segundo a Polícia Militar (PM), reuniu 50 mil pessoas, número distante dos 120 mil anunciados como expectativa de público no início da caminhada. Com sete trios-elétricos bombando o Largo do Pará, centro da cidade, desde o meio-dia, a festa só foi terminar por volta das 23h no Largo do Rosário.

Os discursos de abertura começaram por volta das 14h e vieram marcados de muitas críticas ao, como sempre, Poder Público e aos extremistas religiosos. Além disso, a falha da prefeitura no fornecimento da infraestrutura do evento também não passou batida. Segundo Maria Amélia Manarini, do Movimento Lésbico de Campinas (Mo.Le.Ca) e membro da comissão que organiza a Parada, a administração municipal havia prometido 35 banheiros químicos e só instalou 12 – o que fez com que o povo usasse os cantinhos alheios para se aliviar.

Questões sobre o tamanho do palco e equipamentos de som e iluminação que seriam instalados no Largo do Rosário e no Teatro Municipal da Vila Padre Anchieta também incomodaram os militantes. Mas mesmo assim, a Parada de Campinas começou a andar às 15h em clima pacífico e divertido, até porque reúne um povo tranquilo, que vê na Parada a oportunidade de dançar na rua com os amigos numa boa na tarde de um domingo que seria tedioso se não fosse o arco-íris.

Na edição deste ano não foram vistas muitas montadas divertidas, mas quem se montou caprichou na imaginação e na produção. Sem ocorrências graves, a caminhada não registrou nada além daquele povo que abusa do álcool e sofre as consequências, principalmente os amantes do vinho "chapinha". Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), apenas uma pessoa foi atendida depois de ter sido encontrada desacordada na esquina da Rua Dr. Quirino com a Avenida Moraes Salles. Embriagada, muito.

Sim, menos gente do que no ano passado, quando a estimativa de público foi de 80 mil pessoas, mas com a animação de sempre. Confira nosso álbum desse fervo todo:
 



Conheça os novos produtos Windows Live. Clique aqui!

Lohren Beauty

Nenhum comentário:

Postar um comentário