Você sabe como fazer adesivos?

Gente eu tirei do BanaCraft!!

Tutorial: como fazer adesivos em casa

Informações de copyright no final do post
adesivo - como recortar
Depois de um mês inteiro falando sobre adesivos, vamos continuar no assunto. Preparei um tutorial para mostrar como fazer adesivos em casa. Eu usei vinil em metro (que já tinha em casa), mas você pode fazer com Papel Contact. O efeito é bastante semelhante e o modo de fazer é exatamente o mesmo. Olha só!

adesivo - como recortar em casa
A primeira coisa a fazer é decidir qual figura você quer recortar em adesivo. Eu decidi fazer pássaros para colar no banheiro. Encontrei um clipart de um pássaro parecido com o que estava procurando. Importei a imagem no Corel Draw - você pode usar qualquer desenho e qualquer programa, até o Word resolve - defini o tamanho (20cm de largura, para caber em uma folha A4) e imprimi em preto e branco mesmo, porque esta figura só vai servir de molde para riscar o adesivo. Se você tiver papel para impressão mais grosso (gramatura 180 já serve), melhor. Se não, pode imprimir em papel comum, recortar, colar em um papelão e recortar de novo. Assim, vai ficar com um molde fácil de usar. Mas se você só pretende usar a figura uma ou duas vezes, não sei vale a pena ter tanto trabalho. Nesse caso, minha sugestão é que você transfira a imagem para o verso do adesivo usando carbono.
faça você mesmo: adesivos para a parede
Com as imagens impressas, é só recortar, para ter o molde. Eu usei papel Color Plus 180g na cor rosa, porque era o que tinha sobrando aqui. Na hora de recortar, você só precisa se preocupar com as bordas externas da figura.
faça você mesmo: adesivo de passarinho
Basicamente, é a imagem acima que eu vou transformar em adesivo. Para quem está começando, eu sugiro que escolha figuras simples, como o passarinho e a nota musical. O balão vazado dá mais trabalho para recortar no vinil e depois é muito, muito chato de colar, porque ele sempre deforma um pouco.
passarinho de adesivo feito em casa
Com os moldes recortados, é só riscar o verso do adesivo ou do Papel Contact. Preste atenção porque, se a sua figura tiver lado, é preciso riscá-la espelhada, para que não fique ao contrário depois de colada.
adesivo de passarinho feito em casa
No meu caso, como eu queria dois pássaros, risquei uma vez pelo lado direito do molde e outra pelo avesso, para que cada passarinho ficasse de frente para um lado.
faça você mesmo: adesivo com papel contact

adesivo de passarinho - feito em casa
Pronto! Os adesivos já podem ser colados. Basicamente, isso é tudo que você precisa saber ara fazer um adesivo. Lembre-se: a primeira tentativa sempre deve ser com uma figura bem simples, fácil de recortar e de colar. Imagens vazadas ou com muitos detalhes dão um trabalhão e podem não ficar boas, então é melhor começar pelo básico.

Por que eu estou dizendo isso de novo? Veja como foi colar o adesivo…
como colar adesivo de vinil
Sempre comece a colar pela figura principal, que no meu caso é o passarinho. Para iniciar a colagem, retire um pedaço do papel protetor, dobre-o para trás e prenda o topo do adesivo na superfície onde será colado.
como colar adesivo na parede
Para que o adesivo não fique com bolhas de ar, o ideal é usar uma espátula plástica para ajudar na hora da colagem. Se você não tiver nada parecido, passe a mão com força e várias vezes, até retirar todo o ar entre o adesivo e a superfície. Acredite: formam-se muitas bolhas e o visual não é bonito - principalmente se você usar cores claras de vinil ou se colar num vidro, onde se pode ver dos dois lados.
como colar adesivos de vinil na parede

como colar adesivo na parede
Ok. O pássaro está colado. E foi bem fácil. Agora vamos para o balão vazado… Você começa retirando um pedaço do papel protetor e vai colando cuidadosamente. Até que… A figura deforma só um pouquinho. E acredite, por mais cuidado que a gente tome, sempre se corre o risco de que isso aconteça. O que faz você entender porque eu acho que é bem melhor fazer adesivos usando imagens sólidas, sem vazados.
como colar adesivos na parede
Mais uma dica: não importa qual o tipo de figura do seu adesivo, sempre é melhor retirar apenas um pedaço pequeno do papel protetor antes de iniciar a colagem. Se você retirar todo o papel de uma só vez, vai acabar com muitas bolhas, adesivo torto ou até enrrugado.
tutorial - como colar adesivos de vinil ou papel contact
Na foto fica difícil de visualizar, mas os balões acabaram meio tortos e com pequenas pregas. Nada que me fizesse querer arrancar tudo do vidro, mas ainda assim não ficou perfeito como eu gostaria.
adesivo de pássaro no banheiro
Agora o meu box do banheiro tem dois adesivos de pássaros cantando e eu adorei o resultado. Deu um pouco de trabalho, mas valeu a pena!

Estou preparando um outro tutorial sobre como fazer adesivos a partir de fotos. Aguardem!


Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!

Lohren Beauty

Um comentário:

  1. Obrigado por esta dica tão valiosa, ou melhor, por esse ensinamento, pois nem todos tem essa boa vontade.
    Agora tenho certeza que conseguirei fazer os adesivos decorativos que quero para a minha cozinha.
    Apropósito, dê uma olhada no meu site. www.betobastos.com.br
    Abraços
    Beto Bastos

    ResponderExcluir