Todo mundo quer ser verde

Mochilas recicladas da Ruffles

A foto desta mochila eu tirei essa semana no Walmart que fica perto de casa. Ela diz alguma coisa para você? Se você faz crafts - e é da turma que quer fazer disso um negócio - a palavra *oportunidade* deveria aparecer escancarada na sua frente. Bem, pelo menos apareceu pra mim. Hoje todo mundo quer ser verde, inclusive as empresas que se ligaram que estamos todos cada vez mais em busca de um consumo sustentável, querendo saber de onde as coisas vem e para onde vão.

Se as grandes empresas não conseguem seus "certificados de origem" é melhor ser pelo menos ser eco-friendly e trabalhar com o "certificado de destino" (inventei agora essa palavra). Nesta onda verde, reciclagem e reaproveitamento são as palavras da moda. Muito teórico ? Olha tudo isso que eu falei escancarado na nova campanha da batata Ruffles. Batata frita virou eco.

Carteira reciclada da Ruffles Ruffles (Terracycle e Solidarium)

É logico que para quem acompanha os sites de fora, essa idéia de fazer moda com embalagens não é nenhuma novidade e faz desta campanha da Ruffles ficar com uma cara de dejá-vu.
Em 2005 já tinha crafter em Portugal fazendo carteiras com tetrapack. Já vi também feita com saco de arroz (foto abaixo). E até bolsa e vestido já fizeram com caixinha de suco.


Já que as grandes empresas querem fazer parte desse mundo mais verde e sustentável eu acho que muita terceirização e até quarteirização vai rolar na produção. As agências de promoção e publicidade que atendem têm que ir atrás de idéias e gente para concretizar tudo isso. Se você topar entrar nesta onda, embarcar no mercado de produtos promocionais craft, pensei em algumas coisas que você já pode ir fazendo:

* Deixar seus produtos organizados em um site. Presença online é fundamental.
* Ter uma estrutura de produção "a postos" para acionar, caso receba um grande pedido.
* Montar um projetinho vendendo sua idéia, com detalhes sobre os materiais utilizados.
* Ficar atento para oportunidades como essa, buscando saber mais sobre as empresas envolvidas. Por exemplo, as mochilas da Ruffles são uma parceria com a Terracycle e Solidarium.

Imagino que se a Elma Chips e o Walmart estão de olho nisso, é porque o mercado está bem aquecido. E, apesar da crise, em dezembro as empresas sempre investem em brindes. Se você é empreendedora e tem boas idéias talvez possa pegar uma carona nisso.

Display feito com garrafas Pet Display de material reciclado

(Estas últimas fotos são um exemplo mais industrial e menos craft : displays de gôndola feitos com garrafas Pet. Tá vendo como ser verde está virando mainstream? )

É claro que entrar no mercado promocional não é tarefa pra todo mundo. Mas se você realmente quer montar um pequeno craft business é legal pelo menos saber que existe este nicho para explorar todas as possibilidades, certo ?
*********************
Também no Superziper: Se o craft começa a tomar rumos de negócio na sua vida, é hora de ler as dicas que a Cris Paz deixou para os leitores e leitoras do Superziper. Ela deu algumas dicas sobre como tornar seu hobby em um negócio, baseado na própria experiência.

fonte:. http://superziper.blogspot.com
 
 


Compartilhe os momentos mais importantes da sua vida com quem você quiser.

Lohren Beauty

Nenhum comentário:

Postar um comentário