Rock, Brecho & Moda alternativa

Casa da Traça - Foto Cler Oliveira

Moda e rock sempre andaram juntos e fico igual um pintinho no lixo quando vejo maneiras cada vez mais criativas de unir essa dupla. Conheci a loja de moda alternativa / brechó Casa da Traça esta semana e fiquei simplesmente apaixonada pelo lugar. Primeiro porque a decoração do ambiente te joga dentro de uma máquina do tempo e faz com que você caia no que há de melhor dos anos 70, 80, 90 e 2000. Segundo porque as peças encontradas lá são, além de diferentes, de muitíssimo bom gosto.

Casa da Traça - Brechó e moda alternativa. Brechó retrô/vintage, marcas alternativas, bolsas e acessórios, cultura, moda, arte.. e um refrigerador que não funciona." (definição da loja em um flyer de divulgação)

Casa da Traça - Foto Giovani Paim

O útil e bacanéssimo 'refrigedor que não funciona'. Foto: Giovanni Paim. By Flickr

A Bárbara, ou melhor, a Babi, de 23 anos e o Giovanni Paim, de 25, administram o local que, desde março de 2008 vem atraindo o mais variado tipo de público. "Aqui vem desde a senhorinha frequentadora de brechó que está passando na frente da loja até uma galera mais jovem e alternativa", diz Babi.

Antes de montar o espaço Babi trabalhava em uma empresa como auxiliar administrativa. Numa reviravolta burocrática, assim como todos os funcionários, ela foi demitida para ser readmitida depois. Mas, ao contrário dos demais colegas, ela decidiu não retornar à empresa: pegou o FGTS e, com pouco dinheiro e muita criatividade resolveu montar a loja.

Casa da Traça - Foto Cler Oliveira

A decoração é algo fascinante. Sabe aquela enceradeira que tem atrás da porta do quarto da sua avó e que, embora ela não use, ela fica lá porque 'não se fabrica mais?' Pois é: dando alguns passos é possivel encontrar uma igualzinha assim como um gravador antigo, um rádio, máquina de escrever, vitrola, um megadrive, cubo mágico e muitos, muitos vinis.

casa da traça - Foto Cler Oliveira

foto: Cler Oliveira

"Sempre quis ter um brechó bacana, diferente e bonito"

Para ter um espaço como ela queria, Babi contou com um apoio poderoso: a internet. No orkut começou a buscar parceiros, designers e estudantes de moda que porventura quisessem expor seus trabalhos na loja sem muita burocracia. "Agora muitos ficam sabendo por meio do boca-a-boca". Hoje a Casa da Traça reúne sob o mesmo teto cerca de 20 marcas alternativas.

Designers alternativas nas horas vagas

Ilana e Ananda, 18 anos,  além de serem unidas pela mesma família, as primas têm em comum a habilidade de transformar fitas K7 em estilosas niqueleiras em seus tempo livre.

Photobucket Photobucket

Fotos: Cler Oliveira - Ilana e Ananda: niqueleiras 80's Style

A idéia veio quando, pela internet, as estudantes de Arquitetura e Biologia descobriram uma designer italiana que fazia o mesmo. Daí para adaptar para a realidade brazuca foi um pulo. Além das niqueleiras, faixas em tecido e tic-tac de botão são os mais novos produtos da Supimparias, a 'empresa' , como mesmo definem fazedo aspas no ar. Eu me rendi à arte das gurias e comprei uma bem no estilo do blog.

Para quem está super a fim:

Casa da Traça
Rua 5 de abril, 529 - Centro
Novo Hamburgo / RS
www.casadatraca.com.br

 

fonte:. http://hitnarede.com



Chegou o Windows 7: Incrivelmente simples! Clique e conheça.

Chesller Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário