Corset!?

A difícil tarefa de se fazer um corset
 
Lembrando que eu naum tenho nenhum conhecimento prévio de costura, só de matemática, consegui, mesmo com o pé pesado no acelerador da máquina fazer três corset, o primeiro ficou tudo errado, mas serviu como experiência para fazer esses dois que ficaram bem melhor.
O projeto do segundo saiu dessa imagem.




A marcação "2,5" é a prega de trás, este corte define o desenho das costas e evita que o corset faça "barriga", entortando nas costas.

Eu fiz + ou - esse desenho sobre uma cartolina, deixando as medidas de 1 metro na parte de baixo e 1 metro de busto, essas são as minhas medidas. Os cortes são simétricos, facilitam na costura, tem modelos de corset que naum tem partes simétricas, eu acho mais complicado na hora de montar.
Cortei duas vezes as partes dos dois lados de brim e de cetim uma vez, deixando 1 centímetro para a costura. Cortei para os dois lados apenas 1 vez a entertela de algodão, corte rente ao molde.
A entertela tem um lado mais brilhante que é a cola, que fixa no tecido quando você passa o ferro quente, colei no brim.
*Deixe sempre a mesa bem organizada para você naum confundir as partes.
Costurei cetim com cetim, brim com brim, brim entertela com brim entertela. Terei três camadas do corsets. Juntei duas camadas de brim, costurando nas junções e fazendo costuras na largura das barbatanas, eu enfiei as basbatanas entre essas costuras.
Juntei a camada de cetim, fixei o ziper. O ilhós, os anés de metal com furo na parte de trás, são colocados na loja de aviamentos.
Cortei uma tira grande de cetim e usei como viéis encima e embaixo do corset. Terminei fazendo um bordado de paetes inspirados nesse. Eu naum sabia, mas tem viés de cetim.
Depois eu arrumo a foto oficial do resultado. Sem edições toscas.
Comentários: Ele foi feito 15 cm a menos na cintura, o que causa falta de ar e dor nas costelas, mas veste muito bem. E note que o corte da frente é mais cavado sobre as pernas, para dar pra sentar, é um corset longo demais, geralmente modelos assim são usados por garotas com sobre peso.


O ultimo corset feito foi o que eu usei no "Cena Morta".


Foi bem mais simples fazer esse.

Cortei duas vezes os dois lados de brim preto, sobrando 1 cm. A entertela cortada rente.

Colei a entertela com o ferro quente no brim e usei o viés para fazer as canaletas onde vão as barbatanas. Costurei o brim que vai por cima, coloquei o ziper.

A renda com alças onde eu passei a fita vermelha eu conheço como "casinha de moça". Coloquei uma renda de tule bordado, geralmente é as mais baratas, na parte superior. Por último coloquei o viés para arrematar a parte de cima e a parte de baixo. Usei Ilhós pequeno preto na parte de trás.




Comentário: Foi bem mais fácil fazer esse por ter menos camadas. Ele é bem mais confortável, ele é mais curto e só tem 5 cm a menos de cintura. Este foi feito para a festa mesmo, para dançar. Acho que se eu colocasse um ziper invisível ia ficar melhos.



O brim você acha de 8,00 à 12,00 contos o metro, as lojas da avenida 15 de novembro são mais baratas.

O viés tem em qualquer loja de aviamento, dê preferencia em comprar o rolo fechado, vai usar bastante e fica mais barato, naum deve passar de 5.

A barbatana eu compro na "Poesy", loja que fica na 15 de novembro, custa 3 reais, tem um cetim barato lá por 6 reais, a entertela de algodão deve estar ainda uns 10 contos o metro.

O ziper eu compro na "Casa das Linhas" na 15 de novembro, pq na Poesy só vende de maço da dez.

Nas "Casas Alberto" tem um cetim muito bom, custa mais ou menos 21, mas naum tem cor preta, nesta loja você também vai achar flanela xadrez da melhor qualidade, tafetá, veludo entre outros tecidos finos. É bom ver o tecido que você quer antes de desenhar o corset, para definir o estilo.

Eu coloco os Ilhós na "Estrela Aviamentos" em VG, custa 0,30 cada um colocado. Na Kotinha em Cuiabá também tem mas custa o dobro do preço.


Aulinha sobre viés.



Mais imagems sobre molde digite "corset patterns" na página de busca do google, imagens.


Meus preferidos:







Transforme-se em personagens engraçados e coloque no Messenger. Clique e veja como.

Lohren Beauty

9 comentários:

  1. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiii o seu blog obrigada pela ajuda e por ser objetiva e pratica ....
    só uma coisa ...voce sabe que tecido é coutil?

    ResponderExcluir
  2. como faço pra fazer esse corselet pra mim tamanho 40?pode me enviar a resposta para meu e-mail
    (meire.patricia_vogue@hotmail.com)

    desde já fico agradecida!!! abração

    ResponderExcluir
  3. olá tudo bem,sou curiosa como vc na costura, eu gostaria de saber como faço para traçar esse molde pelas medidas do meu manequim, qual a referencia q vc usou para fazer as curvas???bjs
    carmessano@hotmail.com
    parabéns ficaram lindos!!!

    ResponderExcluir
  4. gente este post eu peguei de um outro blog...a fonte está no final da postagem! Assim eu fiz com estas medias e ficou otimo! <3

    ResponderExcluir
  5. querida como faço pra medir??? eu to doida pra fazer me manda por email silvia-farma@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Teria como vc me mandar como faço para tirar as medidas por email?
    amanda-melissa@live.com
    Obg *-*

    ResponderExcluir
  7. Queria saber se vc pode me mandar por email como eu faço para tirar as medidas... obg *-*
    amanda-melissa@live.com

    ResponderExcluir
  8. Apenas agradecendo! Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  9. Apenas quero agradecer, me ajudou bastante... também sou uma 'arteira',e não tenho curso algum.Já fiz dois vestidos a mão...mas o corset vai ser em máquina de costura... Espero ter sucesso na minha experiência.

    ResponderExcluir