Drogas & Rock and Roll



Já a algum tempo venho pensando sobre a relação destas duas palavras e como  realmente estão ligas umas às outras. Será que o Rock está ligado às drogas? Ou será que isso é somente uma lenda urbana?

Para entendermos um pouco vamos à um breve resuminho de quando surgiu o Rock.
O rock and roll surgiu nos subúrbios dos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início da década de 1950 e rapidamente se espalhou para o resto do mundo. No começo, o novo estilo rock sofreu várias críticas negativas e algumas positivas, mas sempre atrapalhando seus trabalhos. Muitos diziam que o "novo" rock incentivava o satanismo. Suas origens imediatas remontam a uma mistura entre blues e country, mas com influência de vários gêneros musicais com o rhythm and blues. Em 1951, na cidade de Cleveland (no Estado do Ohio), o discotecário Alan Freed começou a tocar a mistura de blues, country e rhythm and blues para uma plateia multirracial e a ele é creditado a primeira utilização da expressão "rock and roll" para descrever a música.

Muitas vezes vejo adolescentes e jovens fãs que rock que acham que para aderir ao estilo precisam usar substâncias psicoativas, mas na minha opinião estão muito enganados! Pois o estilo e gosto musical não tem nada a ver com com o uso destas substâncias.  Eu entrevistei dois jovens roqueiros a Tahiana Carnielli - Assesssora de Comunicação, 30 de Campinas, SP e o Thiago Mendes - Costureiro, 28 de Boa Esperança, MG que deram sua opinião sobre o Rock e as Drogas.

Ch. O que o Rock representa para você?


TC. Estilo de vida, liberdade e alegria.


TM. O rock pra mim é vida, liberdade de expressão ,e tudo de bom \m/

Ch.  Porque você acha que o estilo e a musica são lidas sempre ao sexo e às drogas.

TC. É histórico, teve o woodstock em 69 e foi um marco na sociedade mais jovem, que teve os dias de paz e amor, regados às bebidas e drogas, nudez...em resposta à repressão ...e aí, ficou carimbado.


TM. Devido ao rock se associar a rebeldia ,a expressao da liberdade.

Ch. Qual sua opinião sobre os roqueiros que usam substâncias psicoativas?

TC. O uso de drogas está mais ligado à pessoa que ao estilo que ouve, é rótulo preconceituoso da sociedade.


TM. Eu acho triste ,porque drogas é coisa seria ,já vi muitos se perderem na vida ,eu aconselho muito os meus amigos e essa garotada que ta chegando agora a ficar longe dessa coisa !

Ch. O que você diria a um adolescente que conheceu a música e o estilo Rock agora?


TC. Eu diria que está no caminho certo! ahahahha é o estilo de música mais bacana que tem, digo que pesquisem as bandas clássicas e antigas e não sigam modinhas!



TM. Eu apoio quem ta conhecendo o estilo agora, converso muito com algum amigo mais novo explico as coisas, ensino a respeitar os mais velhos de guerra, a ficar longe de drogas ,não fazer merda como vejo muitos que entram agora ,e é por ai!

Muito obrigado a vocês Thiago e Tahiana que contribuíram bastante.  E acho que resumidamente deu para percebermos que Rock é um estilo de vida e não tem relação com as drogas.
Agora fica minha pergunta; você depois de ouvir essas duas opiniões ficaria com o Rock que é um estilo de vida ou com as Drogas que uma maneira de acabar com sua vida?

Lohren Beauty

Nenhum comentário:

Postar um comentário